Convidados

Leonardo Santos Amâncio Cabral

Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral


Professor Adjunto II (Educação Especial) vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Doutorado Pleno em 'Culture, disabilità, inclusione: educazione e formazione', pela Università degli Studi di Roma 'Foro Italico' (título adjunto de 'Doctor Europeaus' emitido pela Comissão Européia). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Estágios no Exterior (França, Inglaterra, Dinamarca e Irlanda). Atua, principalmente, nos seguintes âmbitos: Inclusão no Ensino Superior; Educação Especial e Inclusiva, Diversidade e Cultura; Formação de Professores; Fundamentos, políticas e práticas educacionais sob a perspectiva inclusiva; Ensino e Consultoria Colaborativa. 
Lilian Bacich

Dra. Lilian Bacich


Coordenadora de pesquisa do Instituto Singularidades / SP.
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela USP, Mestre em Educação pela PUC, Bióloga e Pedagoga, atuou por mais de 25 anos na Educação Básica, como coordenadora e professora e, atualmente, pesquisa os impactos das tecnologias digitais na educação. É organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da Aprendizagem, Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora (no prelo). 

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Profa. Dra. Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva


Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão em Educação: relações étnico-raciais; práticas sociais e processos educativos; políticas curriculares e direitos humanos. É Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos. É Professora Titular em Ensino-Aprendizagem Relações Étnico-Raciais junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas-UFSCar, pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar. De 2007 a 2011 foi coordenadora do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. Integra o International Research Group on Epystemology of African Roots and Education , coordenado pela Drª Joyce E. King da Georgia State University/USA. É conselheira, dentre outros, do World Education Research Association (WERA) representando a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Foi professora visitante junto a University of South Africa (1996), a Universidad Autonoma del Estado de Morelo, in Cuernavaca, México (2003), na Bolivar House da Stanford University , USA (2008). Em 2011 foi admitida, pela Presidenta da República Dilma Rousseff, na Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Cavaleiro, em reconhecimento de sua contribuição à educação no Brasil. Em junho 2010 foi indicada como conselheira integrante do Conselho do Amiru Shonghoy Hassimi O. Maiga, chefe do Povo Songhoy, no Mali. 
Prof. Ricardo Fragelli

Prof. Dr. Ricardo Fragelli


Possui Doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília, onde também fez graduação e mestrado em Engenharia Mecânica. Atualmente é professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design, onde orienta trabalhos na área de Design educacional. Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu onze prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED, ABMES e Santander Universidades. Desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos aplicados à Educação, Simuladores Interativos, Técnicas e Métodos Educacionais. 

Dra. Carolina Moreira Gama


É a 4ª Juíza Auxiliar da Comarca de Ribeirão Preto, atualmente assumindo a Correição da 2ª Vara Criminal e do Anexo da Violência Doméstica. É Juíza integrante colaboradora da COMESP -Coordenadoria Da Mulher Em Situação De Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário. Participante de grupos de estudo promovidos pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB- 12a Subseção/SP.

Dra. Maria Angélica do Carmo Zanotto (SEaD-UFSCar)


Engenheira florestal pela ESALQ (1987), pedagoga (1992), mestre (1996) e doutora (2002) pela UFSCar. Desde 2008, atua como pedagoga concursada na UFSCar na Secretaria Geral de Educação a Distância. Focos de investigação e atuação: planejamento pedagógico em EaD, blended learning, redes sociais, ferramentas de Web 2.0 para a educação e utilização de tecnologias digitais. Desde 2013 integra o Grupo Horizontes - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens, na linha de Processos de Ensino e Aprendizagem em EaD.

Ms. Eliana Marques Ribeiro Cruz


Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Mestre em Educação na área de Processos de Ensino e de Aprendizagem. É Pedagoga da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes (CAAPE), da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar. Possui experiência em pesquisa e na formação inicial e continuada de professores, abordando temas referentes à educação para a diversidade, relações étnico-raciais, multiculturalismo e alfabetização.

Profa. Dra. Isabela Bozzini


Professora adjunta do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras. Já foi Coordenadora de Área e de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID-UFSCar. 

Dr. Paulo Roberto Montanaro (SEaD-UFSCar)


Doutor em Educação, Bacharel e Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Servidor técnico-administrativo na mesma universidade, com a função de Técnico de Laboratório Audiovisual, atua na Coordenadoria de Inovações em Tecnologia para a Educação (CITE) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), como Supervisor da Equipe de Produção Audiovisual. Atua também como Professor da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL) na área de Design de Jogos Eletrônicos. Sua pesquisa atual tem como foco principal a convergência midiática e a narrativa transmídia nos processos de mediação dentro do contexto educacional.

Prof. Dr. Pedro Ferreira Filho


Professor da Universidade Federal de São Carlos, com experiência na área de Probabilidade e Estatística, ênfase em Estatística. Tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Graduação em Estatística da UFSCar e Coordenador do Curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar.

Profa. Dra. Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez


Doutora e Mestre em Fisioterapia Preventiva e Ergonomia pela UFSCar.  Professora visitante do Departamento de Fisioterapia e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da UFSCar. Revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais na área de Fisioterapia e editora de área do Journal of Musculoskeletal Pain. Membro do Grupo de Trabalho em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Formatos de Avaliação da UFSCar.